sexta-feira, 8 de maio de 2015

TPM: saiba dicas de alimentos que ajudam a combater os sintomas

"Carinho e tolerância ajudam a resolver um pouco", sugere aos homens a assistente administrativo, Ana Paula

Carlos Dias
A TPM foi tão estudada que já foram descobertos mais de 150 sintomas, onde afeta em média 80% das mulheres no Brasil, segundo uma pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp), em 2014. Para ajudar nossos leitores, reunimos algumas dicas para ajuda a passar esse período. A tensão Pré-Menstrual (TPM) é um tema comum entre mulheres e homens, que sofrem "indiretamente" com o problema, ao conviverem com mulheres que passam por esse período mais intenso, de acordo com o jovem de 22 anos, Robson Lima, onde conta que o segredo é a paciência.
Foto: Carlos Dias

"Sou casado há seis anos e sei bem o momento em que minha esposa entra na TPM e logo compro um chocolate para tentar acalmar a 'fera'", brinca o metalúrgico. Já para a assistente administrativo, Ana Paula Lima, atritos podem ser evitados com atitudes simples dos homens. "Tudo que queremos nesse momento é carinho e atenção, não entendo a dificuldade em entenderem isso. Às vezes ela vem mais forte e podemos ser até grossas, mas não somos nós, são os hormônios", relata.

Segundo a nutricionista, Tatiana Camargo, a alimentação pode ser uma aliada no combate aos sintomas. "Alimentos ricos em triptofano, neurotransmissor que aumenta o prazer e bem estar, como banana, laticínios e derivados, oleaginosas, feijão, ricos em vitamina E (oleaginosas, peixes, gema de ovo, abacate, azeite de oliva, óleo de canola e sementes de gergelim e girassol, alimentos ricos em omega 3 (peixes de agua fria, linhaça,chia), alimentos ricos em magnésio (vegetais escuros, oleaginosas) , cálcio (laticínios) , vitamina C (frutas cítricas), vitamina B6 que vários estudos mostram melhora nos sintomas da TPM ( peixes, frango, grãos integrais, arroz integral, germe de trigo)", conta a profissional.

Além dos alimentos indicados, ela ainda conta que alguns devem evitados, prevenindo sintomas. "Sempre pouco sal e gorduras saturadas. É a hora de inserir alimentos cozidos, grelhados ou crus, com bastante verduras e legumes, pois é importante a ingestão de fibras neste período. Evitar cafeína e chás com metilxantinas, que são estimulantes e pode aumentar a irritabilidade e nervosismo, além de bebidas alcóolicas por levar a desidratação. O chocolate dizem que é bom, mas doces, chocolates e alimentos processados e industrializados sem fibras e cheios de conservantes e corantes devem estar longe", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário